Código Limpo – Bom Código – Parte V

Publicado por

Argumentos das Funções

Seguindo a nossa série de artigos sobre bons códigos, não podemos deixar de falar sobre a quantidade de argumentos das funções. Ou seja os famosos parâmetros.

Não poderia falar desse assunto sem destacar a importância de utilizarmos a palavra Const antes do parâmetro caso o mesmo não seja alterado dentro da função.

Ex: function somar(const aValor1, aValor2: Double): Double;

Declarar parâmetros como const evita que seja feita uma cópia do valor do parâmetro para a memória armazenando apenas a referencia do mesmo. Sendo assim temos um processamento mais rápido e menos consumo de memória.

Quanto a quantidade de parâmetros de uma função, seguem alguns tipos de funções referente aos seus parâmetros, uma função sem nenhum parâmetro é conhecida por niladic. Uma função com um parâmetro é conhecida por monadic, seguida pela dyalic que são as funções com dois parâmetros. Três parâmetros são conhecidos por triadic e devem ser evitadas sempre que possível. Mais do que três parâmetros a polyadic devem existir apenas em situações especiais e devem ter uma justificativa.

Parâmetros são uma das chaves para o bom entendimento de uma função, lembramos que o nome do argumento deve ser claro e ser de fácil entendimento para quem estiver lendo seu código. A quantidade de parâmetros com certeza vai dificultar o entendimento e a execução das funções de teste. Ainda iremos falar sobre TDD, ou testes unitários.

Ainda sobre parâmetros evitem utilizarem parâmetros Output, pois eles normalmente são difíceis de entender, e obrigam ao leitor do código acessar a função e entender o que será feito para que esse parâmetros retorno.

Funções com parâmetros Flag.

Funções com parâmetros flags por exemplo do tipo boolean são feios, não sendo uma prática recomendada pois isso complica a assinatura do método. Sendo assim fiquem atentos a essa pratica.

Conclusão

Nos últimos artigos falarmos bastante sobre funções, a atenção que devemos ter para nomeá-las, o cuidado com a quantidade de parâmetros e todos os detalhes que destacamos. O importante agora é começarmos a colocar em prática o que aprendemos. De nada adianta aprender algo novo e continuarmos cometendo os mesmos erros. Lembre-se, ser um programador é estar em constante evolução, por mais que você ja tenha mais de 20 anos de experiência, é importante continuar estudando, pois a tecnologia muda rapidamente e estudando é difícil de acompanhar, imagina passar um ano sem ler um livro atualizado sobre tecnologia.

Bons códigos a todos, no próximo artigo começarmos a falar sobre comandos SQL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s