Embarcadero: Um pouco de história para começar nossa conversa

Embarcadero: Um pouco de história para começar nossa conversa

A versão orientada a objetos da linguagem de programação Pascal, o Object Pascal, é uma excelente opção para o desenvolvimento rápido de aplicações de negócios em múltiplas plataformas, e tem sido muito utilizada para fins de ensino nas disciplinas de desenvolvimento de sistemas.

Sua encarnação mais conhecida é o Delphi. Em todo o mundo existem aproximadamente 3 milhões de desenvolvedores que utilizam a ferramenta. Programas populares como o Skype, Áudio Grabber, Macromedia Captivate, QuickBooks Point of Sale, Sirius32, Webroot Spy Sweeper, entre muitos outros, foram escritos com a linguagem. Mais exemplos podem ser encontrados aqui.

Oriundo do Turbo Pascal, então fabricado pela Borland, o Delphi começou sua história em 1995, suportando desenvolvimento para Windows 3.1. Este momento foi um marco para a história moderna do desenvolvimento de software, pois introduziu conceitos revolucionários, como o ambiente RAD (Rapid Application Development) que, até hoje, pautam a indústria do desenvolvimento de software.

Já em sua primeira versão a ferramenta apresentava uma linguagem totalmente orientada a objetos, um compilador nativo extremamente rápido, suporte integrado a banco de dados e uma vasta biblioteca de componentes ao estilo Windows, a nossa VCL: Visual Component Library.

Com Delphi você cria uma vasta gama de tipos de aplicações, como estas listadas abaixo:

– Aplicações Mobile para iOS e Android
– Aplicações para distribuição em Nuvem
– Aplicações Desktop para Windows e OSX
– Aplicações WEB para Windows
– Aplicações com Banco de Dados, Client/Server ou Multicamadas
– Aplicações de Console, Serviços, Multithreaded, Packages, DLLs

No quadro a seguir contamos em detalhes a história do produto e como suportamos os desenvolvedores ao longo de todo este tempo, trazendo-os para o futuro de uma maneira tranquila e natural, preservando seu conhecimento, investimento e, principalmente, produtividade.* versão atual do produto, suportando o desenvolvimento de uma única aplicação a qual pode ser compilada nativamente para iOS quanto Android.

Então é isso. Nos próximos posts, vamos explorar alguns detalhes da versão mais atual do produto, especialmente em torno do que aplicações móveis podem trazer de benefícios para seu negócio!

Para ver a matéria original clique na imagem.
Autor: Fernando Rizzato

2 opiniões sobre “Embarcadero: Um pouco de história para começar nossa conversa

  1. Ai Boaro… lembra de mim?… Gilson, Lajeado/RS
    Parabéns pela matéria. Acompanho sempre tuas matérias. Esta em especial foi muito legal. Acompanho o Delphi desde o 1. Na época q o Delphi chegou, tive duvidas em qual linguagem adotaria pra desenvolver pro ambiente Windows… com certeza fiz a escolha certa adotando o Delphi. E la se vão quase 20 anos.
    Abraço e Sucesso.

    Curtir

    • E aí meu camarada!!
      Claro que lembro, não esqueço dos amigos que são uma das poucas coisas que levamos dessa vida.
      So para deixar claro não fui eu quem escreveu apenas re-publiquei do site do gizmodo, o autor é o Fernando Rizzato, foi bom que vc comentou vou adicionar no final para não ter problemas.
      Mas enfim a matéria foi muito legal.
      E também ja estou com o Delphi a mais de 20 anos.. e Bola pra frente!
      Forte Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s