Embarcadero: Um pouco de história para começar nossa conversa

Embarcadero: Um pouco de história para começar nossa conversa

A versão orientada a objetos da linguagem de programação Pascal, o Object Pascal, é uma excelente opção para o desenvolvimento rápido de aplicações de negócios em múltiplas plataformas, e tem sido muito utilizada para fins de ensino nas disciplinas de desenvolvimento de sistemas.

Sua encarnação mais conhecida é o Delphi. Em todo o mundo existem aproximadamente 3 milhões de desenvolvedores que utilizam a ferramenta. Programas populares como o Skype, Áudio Grabber, Macromedia Captivate, QuickBooks Point of Sale, Sirius32, Webroot Spy Sweeper, entre muitos outros, foram escritos com a linguagem. Mais exemplos podem ser encontrados aqui.

Oriundo do Turbo Pascal, então fabricado pela Borland, o Delphi começou sua história em 1995, suportando desenvolvimento para Windows 3.1. Este momento foi um marco para a história moderna do desenvolvimento de software, pois introduziu conceitos revolucionários, como o ambiente RAD (Rapid Application Development) que, até hoje, pautam a indústria do desenvolvimento de software.

Já em sua primeira versão a ferramenta apresentava uma linguagem totalmente orientada a objetos, um compilador nativo extremamente rápido, suporte integrado a banco de dados e uma vasta biblioteca de componentes ao estilo Windows, a nossa VCL: Visual Component Library.

Com Delphi você cria uma vasta gama de tipos de aplicações, como estas listadas abaixo:

– Aplicações Mobile para iOS e Android
– Aplicações para distribuição em Nuvem
– Aplicações Desktop para Windows e OSX
– Aplicações WEB para Windows
– Aplicações com Banco de Dados, Client/Server ou Multicamadas
– Aplicações de Console, Serviços, Multithreaded, Packages, DLLs

No quadro a seguir contamos em detalhes a história do produto e como suportamos os desenvolvedores ao longo de todo este tempo, trazendo-os para o futuro de uma maneira tranquila e natural, preservando seu conhecimento, investimento e, principalmente, produtividade.* versão atual do produto, suportando o desenvolvimento de uma única aplicação a qual pode ser compilada nativamente para iOS quanto Android.

Então é isso. Nos próximos posts, vamos explorar alguns detalhes da versão mais atual do produto, especialmente em torno do que aplicações móveis podem trazer de benefícios para seu negócio!

Para ver a matéria original clique na imagem.
Autor: Fernando Rizzato

Publicado por Ricardo Boaro

Apaixonado por informática com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistema utilizando Delphi. Instrutor Certificado Embarcadero, atualmente ministrando treinamentos Oficiais para Embarcadero. Owner Delphi Center.

2 comentários em “Embarcadero: Um pouco de história para começar nossa conversa

  1. Ai Boaro… lembra de mim?… Gilson, Lajeado/RS
    Parabéns pela matéria. Acompanho sempre tuas matérias. Esta em especial foi muito legal. Acompanho o Delphi desde o 1. Na época q o Delphi chegou, tive duvidas em qual linguagem adotaria pra desenvolver pro ambiente Windows… com certeza fiz a escolha certa adotando o Delphi. E la se vão quase 20 anos.
    Abraço e Sucesso.

    Curtir

    1. E aí meu camarada!!
      Claro que lembro, não esqueço dos amigos que são uma das poucas coisas que levamos dessa vida.
      So para deixar claro não fui eu quem escreveu apenas re-publiquei do site do gizmodo, o autor é o Fernando Rizzato, foi bom que vc comentou vou adicionar no final para não ter problemas.
      Mas enfim a matéria foi muito legal.
      E também ja estou com o Delphi a mais de 20 anos.. e Bola pra frente!
      Forte Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: